segunda-feira, 14 de março de 2011

Comandante dos Bombeiros Voluntários diz haver cerca de 150 pessoas retidas na neve


O comandante dos Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM), Rui Pedro, confirmou hoje que já foram resgatadas cerca de 50 pessoas da neve no Pico do Areeiro, mas existem ainda há outras 150 para serem retiradas.

Muitos passeantes foram hoje surpreendidos pela queda súbita de neve no Pico do Areeiro e acabaram retidos nas serras enquanto outros abandonaram os respetivos carros e desceram a pé até ao Poiso.

“Os Bombeiros e a PSP já chegaram ao topo do Pico do Areeiro e estimamos haver ainda cerca de 150 pessoas para serem resgatadas, mas se, entretanto, as viaturas de arrasto da Direcção Regional de Estradas chegarem lá a cima a prioridade é limpar a estrada de modo a que todos possam trazer as suas próprias viaturas para baixo”, adiantou à Agência Lusa.

“Já transportamos cerca de 11 crianças e a prioridade é trazer as pessoas mais debilitadas”, referiu ainda aquele responsável.

“Não há registo de problemas maiores. É natural que as pessoas possam sentir um pouco mais frio, mas está tudo controlado”, adiantou.

O diretor regional de Florestas, Rocha da Silva, confirmou também à Lusa que as pessoas que ficaram retidas até ao portão norte do Parque Ecológico do Funchal já foram resgatadas da neve pelos bombeiros.

Bombeiros Voluntários Madeirenses e Municipais do Funchal, PSP, Guarda Florestal, Cruz Vermelha Portuguesa, Direcção Regional de Estradas e Estradas da Madeira tomaram conta da ocorrência.

O Pico do Areeiro é o segundo mais alto da Madeira com 1818 metros de altitude, sendo o primeiro o Pico Ruivo com 1861 metros.

SAPO/Lusa