quinta-feira, 3 de março de 2011

Dois mortos em acidente no IP4


Dois mortos e três feridos graves é o resultado de um violento acidente que aconteceu esta noite, no IP4, junto ao Alto de Rossas, a 15 quilómetros de Bragança.

Um choque frontal, envolvendo quatro viaturas, obrigou ao corte do trânsito nos dois sentidos entre as 20h00 e as 22h00, entre os nós de Rossas e Bragança Sul.

Um Renault Mégane branco, que seguia no sentido Bragança-Macedo, despistou-se ao km 194, invadiu a faixa contrária e embateu em duas viaturas: primeiro, lateralmente num ligeiro de passageiros, e depois frontalmente num ligeiro de mercadorias.

Alfredo Fernandes era o condutor do primeiro carro que foi apanhado no embate e conta que “partiu-me o espelho retrovisor. Eu ainda tentei fugir ao choque pois vi que ela vinha fora de mão mas depois bateu-me na carrinha que vinha atrás de mim”. “Aquilo foi uma coisa de segundos pois eu só me apercebi quando já praticamente estava em cima de mim. Só pode ter sido uma distracção” refere.

A primeira vítima mortal, de 60 anos, era o passageiro de uma carrinha de caixa aberta da empresa ETE que seguia atrás.

Para além da violência do embate frontal no carro que se despistou, sofreu ainda um choque de outra carrinha, conduzida por Edgar Bragada.

“Isto foi com muita violência pois nós íamos a 80 ou 90 Km/h. Ou houve distracção ou outro motivo qualquer porque numa estrada com esta largura não há justificação plausível” afirma, salientando que “foi muito rápido pois ela cruza completamente a estrada”.

De tal forma violento que a parte de trás da carrinha foi arrancada e acabou na berma, a alguns metros do seu veículo.

Houve ainda mais uma vítima mortal, de 50 anos, que era uma dos ocupantes do veículo que se despistou.

Ainda foi transportada para o Hospital de Bragança com vida, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica, mas acabou por não resistir aos ferimentos, morrendo durante a madrugada.

A registar também três feridos graves, entre eles uma criança de 13 anos.

Ao local acorreram os bombeiros de Bragança e de Macedo de Cavaleiros com sete ambulâncias e três carros de desencarceramento, a VMER e a SIV de Mirandela.

O comandante dos bombeiros de Bragança diz que maior dificuldade sentida pelas equipas de socorro neste acidente “foi retirar de um carro duas pessoas que lá estavm encarceradas”. “Foi um choque muito violento que é indicado pelo estado em que as viaturas ficaram, um dos mais graves a que tenho assistido” refere José Fernandes.

Ontem de madrugada tinha havido um outro acidente no IP4, no cruzamento de Vale de Nogueira, que provocou dois feridos ligeiros.
Fonte:Brigantia