domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro: socorristas com sequelas para a vida

Há dez anos, no dia 11 de Setembro, em Nova Iorque, uma hora e quarenta e dois minutos foi quanto que bastou para deitar as Torres Gémeas abaixo. Milhares de pessoas morreram no local.

Centenas de socorristas chegaram para procurar entre escombros e pó, mas não podiam imaginar que também eles iam pagar caro pelos actos heróicos. Bombeiros, polícias, entre outros, nunca foram alertados para o facto do ar que respiravam ser tóxico. Por isso, não tiveram nenhum cuidado adicional.

A TVI foi conhecer um dos sobreviventes. Para Alex Sanchez, o 11 de Setembro ainda é uma batalha diária. Depois dos ataques, foi chamado para limpar o local das Torres Gémeas. Esteve lá durante seis meses, sete dias por semana, dezasseis horas por dia.

Alex reparou nos primeiros sinais de doença nessa mesma primeira semana. Era apenas uma dor de garganta. Alguns meses depois, já não conseguia voltar para o trabalho e teve que ir para o desemprego.

Estima-se em 16 mil o número de pessoas que está a receber tratamento médico depois de participarem no salvamento e ainda limpeza dos escombros.

Fonte: IOL