terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dirigentes dão bens pessoais à Banca para pagar salários



O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, alertou hoje que há dirigentes das associações de bombeiros que estão a pedir empréstimos à banca e a dar como garantia os seus bens pessoais para pagar salários.

Duarte Caldeira caraterizou a situação como "inaceitável" e explicou que este recurso se deve às dificuldades financeiras vividas nas associações, motivadas por dívidas tanto da administração central como das autarquias.

O presidente da LBP disse que, neste cenário, "é cada vez mais difícil recrutar dirigentes para as associações humanitárias" e que se está a assistir "a uma espiral de endividamento perigoso".

Para ilustrar "o sufoco em que vivem os bombeiros", Duarte Caldeira revelou que "em Mourão, Évora, viram-se obrigados a dispensar bombeiros e em Aguiar da Beira, Guarda, três ambulâncias foram colocadas à venda".

Um dos casos em que uma associação teve de bater à porta dos bancos sucedeu em Leiria.

O comandante dos bombeiros voluntários, Almeida Lopes, confirmou à Lusa que "existem diretores que recorreram à banca e deram os seus bens pessoais como garantia para poderem pagar os ordenados".

Fonte: DN