segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vila Nova de Foz Côa: Bombeiros reclamam mais meios para socorro e emergência pré-hospitalar



Os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa (BVVNFC) reclamam há seis anos uma nova ambulância de socorro e emergência pré-hospitalar para responder às ocorrências na sua área de intervenção

“Temos uma única viatura afecta ao INEM como posto de reserva. E está bem equipada e com tripulações treinadas. No entanto, a sua motorização é limitada, não sendo capaz de dar resposta as mais diversas solicitações, ficando por vezes inoperável”, constatou o comandante interino do BVVNFC, Rafael Almeida.
Segundo o comandante, a situação foi dada a conhecer ao longo dos anos a vários organismos públicos ligados ao sector da emergência pré-hospitalar, ao Governo e outras entidades, sendo “urgente” a substituição da ambulância.
“As avarias mecânicas na ambulância são constantes e muitas vezes temos de recorrer a outros veículos destinados ao transporte de doentes e improvisar para cumprir a nossa missão”, admitiu o responsável.
Rafael Almeida classifica a situação de “preocupante” no que respeita ao parque de viaturas de socorro e transporte de doentes, existindo na unidade ambulâncias com quilometragens entre os 400 mil e 900 mil quilómetros e com “alguns anos de estrada”.
“O desgaste destas viaturas é notório e as ambulâncias passam longos períodos de tempo nas oficinais, o que condiciona a operacionalidade de uma corporação que apenas dispõe de seis ambulâncias para o socorro das populações”, explica.
A corporação de bombeiros tem, por vezes, de se “socorrer” de outros corpos de bombeiros vizinhos como os de Torre de Moncorvo ou Meda, para fazer face às solicitações mais

Fonte: RBA