quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Município de Reguengos de Monsaraz promove iniciativa “Bombeiros por um dia”

O Município de Reguengos de Monsaraz está a promover até ao dia 15 de Setembro a iniciativa “Bombeiros por um dia”, integrada no projecto “Bombeiros (de) Todos Nós”, da responsabilidade do Governo Civil de Évora, com a colaboração da Autoridade Nacional de Protecção Civil, que visa proporcionar a todos um contacto o mais directo possível com a realidade diária e experiencial dos “soldados da paz”. Esta ocupação inter-geracional de tempos livres destina-se a jovens e adultos com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos de idade e idosos com autonomia física e mental residentes no concelho.

Todos os interessados podem passar entre dois a quatro dias na corporação de bombeiros de Reguengos de Monsaraz, devendo para isso inscrever-se na junta de freguesia da sua área de residência. Desta forma, pretende-se aumentar o grau de conhecimento da população na área da Protecção Civil, melhorar a sua percepção relativamente aos principais riscos naturais, tecnológicos e individuais diagnosticados na região e potenciar a capacidade de resposta voluntária da corporação de bombeiros.

Os participantes na iniciativa “Bombeiros por um dia” terão como aprendizagem básica o SBV – Suporte Básico de Vida, socorrismo, medidas de auto-protecção (o que fazer e como fazer em situações de risco), simulacro, regras de segurança e higiene. As áreas temáticas vão incidir nos incêndios florestais, urbanos e domésticos, acidentes rodoviários, acidentes tecnológicos, sismos, afogamentos e desaparecimentos.

Refira-se que nesta iniciativa, os participantes vão contactar com o dia-a-dia da corporação de bombeiros e ter um conhecimento do enquadramento legal da actividade dos bombeiros e da Protecção Civil, mas também desempenhar as tarefas concretas da vida do quartel.

Fonte: Diario Online