segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bombeiros. Governo assina contratos de 21 milhões de euros

O governo garante ter assinado contratos de investimento para a protecção civil de cerca de 21 milhões de euros. Grande parte dessa verba, 13 milhões de euros foram para corporações do distrito do Porto.

As verbas investidas destinam--se sobretudo ao combate de incêndios florestais. O ministro da Administração Interna (MAI), Miguel Macedo, avançou ontem que se trata de um reforço do "material de combate aos incêndios urbanos e florestais e em equipamento operacional de limpeza de neve".

Este ano, até ao final de Agosto foram registados menos incêndios que em 2011 - 15181 ignições este ano, menos 2232 ignições que no ano passado. Um valor que também baixou se o dado for a área ardida "menos 91219 hectares de área ardida", disse o ministro. Apesar da diminuição, o governo assegura como principal objectivo "continuar a reforçar e a reformar o sistema de protecção civil em várias frentes". Para o ministro a actual situação económica dificulta o investimento no país mas "não impede" o reforço dos meios da protecção civil.

Nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro Profissional, em Loulé, o ministro esclareceu que "outros investimentos se seguirão, tendo em conta as prioridades e os meios financeiros disponíveis". O governante reconheceu a vontade das corporações de bombeiros em terem "mais e melhores meios" mas reafirmou a necessidade de "potenciar os recursos e garantir uma justa e racional aplicação dos dinheiros públicos".

Miguel Macedo respondeu ainda às críticas de falta de investimento na segurança: "Nunca será subestimada, mesmo neste período de forte contenção orçamental que o país atravessa". Apesar disso acredita que "a situação do país exige maior rigor e transparência na aplicação dos meios". Um capítulo, onde diz que "é possível obter melhores resultados, caso se saiba gerir prioridades, evitar o desperdício e controlar a execução".

L. V. com Lusa

Fonte: i