terça-feira, 6 de setembro de 2011

Homenagem aos bombeiros portugueses

Uma das mais nobres actividades humanas nas nossas sociedades é a dos bombeiros. Também apelidados de soldados da paz, desempenham uma acção corajosa, perigosa e determinada contra o fogo, esse agente tão temido, e que tantas vidas inocentes tem ceifado, ao longo dos anos.

Este ano, tivemos neste mês de Agosto mais incêndios, de mão criminosa na nossa única, bela e inspiradora Serra da Arrábida. Quem pega fogo à floresta deliberadamente, deve ser punido exemplarmente.

Em 1986, quando o Coral Luísa Todi se deslocou a Águeda, para realizar um dos seus concertos, estávamos quase a chegar no autocarro que nos transportava, provenientes de Setúbal, quando se detectou, ainda ao longe, um enorme fogo florestal. O grupo foi então interceptado por elementos da organização, que nos informaram que tinham morrido 13 homens no referido incêndio, pertencentes aos Bombeiros Voluntários de Águeda, sendo que alguns eram coralistas do grupo coral de Águeda, que, ao combaterem o fogo, tinham ficado encurralados pelas chamas e morrido carbonizados, devido a uma súbita mudança na direcção do vento.

Ficámos todos em estado de choque, como podem facilmente imaginar. O concerto agendado para aquela ocasião, não se realizou, por motivos óbvios, e voltámos para trás, regressando a Setúbal.

Mas antes de darmos meia volta, prometemos logo ali, aos senhores da organização, que haveríamos de voltar para então, homenagear devidamente, através da música, todos os Bombeiros que morreram nessa ocasião, homenagem extensiva a todos os Bombeiros de Águeda.

Prometemos e cumprimos. Algum tempo depois, com o teatro de Águeda repleto de gente, inclusivamente familiares dos bombeiros mortos naquela funesta ocasião, num ambiente de grande emoção e silêncio, o Coral Luísa Todi, ao completo, em traje de gala, dirigido na altura pelo maestro Paulo Lourenço, actuou na bonita cidade de Águeda, em representação de Setúbal, indo ao encontro da sua promessa, e dedicando a sua actuação aos bravos Soldados da Paz, que pereceram naquele horrível incêndio de 1986.

Fomos aplaudidos de pé durante cerca de 5 minutos, com palmas e choro à mistura. Estas são ocorrências que não mais se esquecem, por muitos anos que se viva. Fica-nos gravado na memória solidamente.

E portanto, relativamente a todos os bombeiros portugueses, é importante referir que nunca lhes seremos suficientemente gratos por tudo aquilo que fizeram, que fazem e que continuarão a fazer.

Um grande bem hajam, meus amigos.

Fonte: O Setubalense