sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Escolas açorianas vão ter Clubes de Protecção Civil

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores inicia o projecto “Clubes de Protecção Civil”, um programa de sensibilização pública dirigido aos alunos. Esta iniciativa terá lugar na próxima segunda-feira, 21 de Novembro, às 11 horas, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, e será presidida pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
O projecto pretende consolidar uma verdadeira cultura de segurança, como necessidade prioritária, no público juvenil, através de um conjunto de acções a desencadear nos próximos anos junto da comunidade escolar.
O programa de conteúdos, para a criação de um clube escolar de segurança e prevenção de riscos naturais e tecnológicos, propõe às escolas um conjunto de recursos informativos e formativos que contribua para a aquisição de competências específicas no quadro da protecção civil.
Pretende-se, através de diversas actividades, dar a conhecer aos jovens o sistema de protecção civil, os principais riscos a nível local e as respectivas medidas de auto-protecção.
O projecto “Clubes de Protecção Civil” - que complementa o projecto “Escola Segura: Instruções Gerais de Segurança”, dirigido aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico -, destina-se, prioritariamente, aos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e chegará já este ano a mais de sete mil alunos de 16 escolas da Região Autónoma dos Açores, chegando aos mais de nove mil alunos das restantes escolas no ano lectivo 2012/2013.
Este projecto tem por base um protocolo de entendimento com a Direcção Regional da Educação e Formação.
A inauguração oficial de cada Clube de Protecção Civil terá lugar num dia dedicado a esta temática e na respectiva escola ocorrerão diversas iniciativas, nomeadamente a apresentação do projecto e da página WEB; a inauguração de uma exposição temática, oferecida à Escola e que deverá ficar patente durante todo a ano lectivo e uma peça de teatro, levada à cena pelo grupo “Fala Quem Sabe” ou “As Descalças”, baseada nas medidas de autoprotecção contando, através do lúdico, incutir regras simples de segurança e facilitar a aquisição de competências preventivas em caso de acidente grave ou catástrofe.

Fonte: JornalDiario