quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vale a pena comprar o iPhone 4S?


O iPhone 4S chega amanhã às lojas portuguesas e as dúvidas de comprar o novo ‘smartphone’ da Apple mantêm-se.

A primeira reacção ao anúncio do iPhone 4S, no passado dia 4 de Outubro, foi de decepção para muitos dos fãs da marca que esperavam mudanças mais radicais.

Será que vale a pena comprar o iPhone 4S? Vamos tentar ajudar.

O Económico já o testou e apesar de, à primeira vista, parecer mais do mesmo, o iPhone 4S traz com ele algumas novidades, tal como um processador 'dual-core', uma câmara bastante melhorada e uma tecnologia de comandos de voz nova, a Siri.

Design igual, mas mais pesado

Sem um novo desgin, apostando apenas em mudanças no interior, o iPhone 4S é ligeiramente mais pesado com 140 gramas, enquanto o anterior 'smartphone' pesa 137 gramas. De resto, os poucos botões existentes são os mesmos do antecessor.

"Coração" mais rápido

O iPhone 4S possui o chip 'dual-core' A5, da Apple [o mesmo que encontramos no iPad 2], que de facto lhe dá mais rapidez. No geral, os testes que efectuámos com os dois iPhones - 4 e 4S - mostraram que o 4S é mais rápido do que o 4.

A Apple garante que com este chip o desempenho gráfico do 4S é até 7 vezes mais rápido do que o anterior modelo. Uma sequência de testes realizado pelo Económico com frames a 3D revelou que era cinco vezes mais rápido que o iPhone 4. Também quando acedemos à Internet nota-se que o iPhone 4S carrega a página a um terço do tempo.

Câmara fotográfica mais potente

O novo iPhone tem uma câmara com resolução de 8 megapixeis, ou seja, 60% mais pixéis do que a câmara no 4. Foi ainda alvo de melhorias na parte óptica e apresenta uma abertura maior (f/2.4), que deixa entrar mais luz para tirar fotografias mais claras e melhora as fotografias.

Os testes executados utilizando o 'flash' tornam claro que este 'smartphone' é superior ao anterior. Além disso, o novo iPhone grava vídeos em 1080p (até 30 fotogramas por segundo com áudio) e com uma resolução significativamente maior do que os 720p do iPhone 4. Ou seja, conseguimos gravar vídeos maiores com grande qualidade à luz do dia, e mesmo com luz baixa não desilude.

A chegada do chip 'dual-core' A5 traz também benefícios, como a estabilização de imagem e a detecção da cara.

Bateria

Apesar da fabricante dizer que o tempo de bateria do iPhone 4S é de mais uma hora que o iPhone 4, a navegação em Wi-Fi pode 'sugar' essa hora extra.

Na verdade, a duração da bateria depende muito da utilização que fizermos do equipamento.

A Apple garante que a autonomia de conversação pode ir até 8 horas em 3G e até 14 horas em 2G (GSM).

Sistema operativo melhorado

O novo sistema iOS 5 inclui mais de 200 novas funcionalidades. Permite receber todos os tipos de notificações (novos emails, mensagens escritas, pedidos de amizade) até mesmo o estado das acções na bolsa e a meteorologia. As novas notificações são apresentadas por poucos segundos no topo do ecrã, sem interromper aquilo que está a fazer.

O 'update' para o iOS 5 é gratuito e o novo sistema funciona em todos os iPads, iPhone 3GS e 4 e iPod touch de 3ª e 4ª geração.

Siri é a grande novidade

O Siri, assistente inteligente que o ajuda a fazer coisas fazendo uma pergunta, substitui o Controlo de Voz (Voice Control) introduzido no iPhone 3GS. Com uma voz feminina, o Siri pode fazer chamadas, enviar mensagens de texto ou e-mails, programar reuniões e lembretes, tomar notas, identificar lojas e dar instruções para chegar a algum lugar. Também pode realizar cálculos matemáticos.

Infelizmente, só está disponível em algumas linguas e não há previsão de quando terá a versão em português.

Além disso, o Siri exige uma ligação à Internet, pois a voz gravada é enviada para um servidor que interpreta o que dizemos e retorna um texto escrito.

Já o Voice Control apenas permitia marcar um número de telefone ou pôr a tocar uma música.

Há situações em que o Siri é, realmente, uma mais-valia. Por exemplo enquanto conduzimos podemos "comandar" o equipamento com a voz.

Preço

Os preços do novo iPhone, se tivermos em conta o site da tecnológica, devem oscilar entre os 629 e os 849 euros, nos modelos de 16 e 64 GB, respectivamente. A versão de 32 GB está a ser comercializada por 739 euros.

Livre de operador, o iPhone 4S começou a ser vendido em Portugal pela Worten, no passado dia 29 de Outubro, por 1299 euros.

Até ao momento nenhum dos operadores móveis em Portugal apresentou os preços de venda ao público. (O equipamento testado foi cedido pela Vodafone Portugal).

Fonte: Económico