sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Proteção Civil realiza workshop sobre organização e estrutura de posto de comando

«Organização e estrutura de um posto de comando municipal» vai ser o tema central do workshop que o serviço municipal de Proteção Civil de Albufeira vai promover dia 23 de novembro, no Hotel Alísios, das 9:30 horas às 17:00.

A iniciativa destina-se aos agentes de proteção civil, Comissão Municipal de Proteção Civil, entidades colaborantes e Célula de Apoio Técnico Especializado da autarquia (CATES).

O evento pretende apresentar a metodologia utilizada na organização de um posto de comando municipal e aplicar o sistema de comando operacional nos diferentes níveis de operações.

Outro dos objetivos passa por consolidar os conceitos de «Estado-Maior, comando e comunicações» na gestão da crise, quando acionado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Albufeira (PMEPCA).

Entre os 31 formandos, destaque para representantes locais da GNR, Autoridade Marítima, Polícia Municipal, bombeiros voluntários, REFER, centros de saúde, saúde pública, Segurança Social e das várias divisões da autarquia.

Com abertura a cargo de Idalina Nobre, chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Albufeira, que irá abordar a temática «Sismos, tsunamis e cheias em Albufeira nos séculos passados», o workshop será ministrado pelo comandante operacional distrital de Faro (CODIS), Abel Gomes.

Para além dos diversos painéis temáticos, o programa inclui ainda uma visita ao veículo de planamento, comando e comunicações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Fonte: Diarioonline