quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Em 2012 executivo promete aposta em ambulâncias SIV com reforço na formação e qualificação das tripulações

No próximo ano, a Proposta de Plano e Orçamento prevê a atribuição de 70 milhões de euros à Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, repartidos pelas direcções regionais e Serviço Regional de Protecção Civil.
Ao nível da Protecção Civil, o Governo Regional dos Açores vai apostar nas chamadas ambulâncias SIV – Suporte Imediato de Vida, que dispõem de uma tripulação constituída por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência. A ambulância SIV, ao nível dos recursos técnicos, dispõe de equipamento de suporte básico de vida - material de avaliação e estabilização, nas vertentes de trauma e doença súbita, desfibrilhador automático externo e ainda de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos.
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos sublinhou ontem que “vamos avançar já para a experiência piloto”, coordenada por um médico do Serviço Regional de Saúde, que irá dirigir a colocação de enfermeiros nas ambulâncias de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada. “O objectivo é estender as ambulâncias SIV às restantes cidades do arquipélago em 2012 e este projecto que vai qualificar e melhorar o socorro a quem precisa”, sublinhou o governante.
José Contente, que falava após as audições das Comissões de Assuntos Sociais e Política Geral sobre a proposta de Plano e Orçamento para 2012, acrescentou que ao nível da Ciência e Tecnologia, “vamos continuar a apostar na investigação e desenvolvimento em contexto empresarial”.
O governante realçou o grande enfoque dado aos projectos de investigação ligados às empresas. “Neste momento há um novo regulamento que até permite que haja investigadores dentro de empresas para analisarem e encontrarem soluções científicas que visem a melhoria da capacidade empresarial”, disse José Contente.
Ao nível das infra-estruturas rodoviárias, o Secretário Regional confirmou que a reabilitação das estradas regionais vai continuar em cada uma das nove ilhas. No caso das Flores, este departamento governamental irá concluir uma grande empreitada, a reabilitação de 17 quilómetros de estradas regionais, e nas restantes ilhas irão ser executadas novas empreitadas “para aumentarmos a percentagem, que já é muito elevada, de intervenções na rede viária regional, que já ultrapassou os 80 por cento, o que demonstra que temos já boas acessibilidades terrestres”, referiu.
No quadro dos transportes terrestres, o objectivo é manter a aposta na melhoria do serviço público de transporte colectivo de passageiros em todas as ilhas. Além da renovação da frota, dos contratos especiais de prestação de serviços contratualizadas nas ilhas das Flores e Santa Maria, da introdução do passe social em S. Miguel e Terceira e que será extensível a outras ilhas. José Contente reafirma a aposta num sistema mais moderno e eficaz de informação aos passageiros, com a colocação de painéis interactivos, como acontece já na ilha Terceira.
Referindo-se a outros projectos da tutela, o Secretário Regional destacou o projecto de Fibra Óptica e Redes de Nova Geração, garantindo que irá interpelar a PT e o Governo da República para conhecer o cronograma da execução deste projecto.

Fonte: Diário de Açores