
| Inundações
Os Serviços Municipais de Proteção Civil devem assegurar a limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas das árvores, areias e pedras que ali se depositaram previamente à época das chuvas. A verificação da funcionalidade dos sistemas de drenagem urbana é, por isso, essencial. Paralelamente, cada cidadão deve também tomar uma atitude pró-ativa, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos seus quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.
| Cheias
É absolutamente essencial proceder à desobstrução de linhas de água, principalmente junto a pontes, aquedutos e outros estrangulamentos do escoamento, bem como à limpeza de linhas de água assoreadas. A remoção dos resíduos sólidos urbanos depositados nos troços marginais dos cursos de água e a recolha ou trituração dos resíduos resultantes do corte dos salvados das áreas ardidas localizadas nas margens das linhas de água, bem como dos resíduos de actividades agrícolas e florestais, são outras medidas que devem ser observadas. Deverão também ser reparadas eventuais situações de desmoronamentos das margens das linhas de água, de modo a evitar obstruções ou estrangulamentos. Ainspeção visual de diques, ou outros aterros longitudinais às linhas de , destinados a resguardar os terrenos marginais e à identificação de
novos “pontos críticos” (aglomerados populacionais, edificações, vias de comunicação, pontes/pontões, etc.) é fundamental.
| Instabilização de taludes ou queda de vertentes motivadas pela perda de consistência do solo
A precipitação intensa pode aumentar a instabilidade de solos e rochas em taludes. O aumento da instabilidade de vertentes, em especial junto de aglomerados populacionais, rodovias e ferrovias, deve ser observado como indicador da necessidade de aplicação de medidas preventivas face
a acidentes causados por movimentos de massa, como deslizamentos e derrocadas. Em taludes rochosos em que pode haver desmoronamento de blocos de rocha, deve garantir-se o normal funcionamento das estruturas de escoamento (filtros, proteção de filtros, furos de alívio de pressão de água, etc.) e as estruturas de suporte para a estabilização de taludes (cortinas de cimento, gabiões de protecção, redes de protecção). Em aterros e taludes de terra, deve observar-se possíveis deformações (abertura de fendas que significam arrastamento de material), bem como assentamentos devido às variações do nível da água nos terrenos.
[Sempre que estas recomendações suscitem dúvidas, deve ser contatado o Serviço Municipal de Proteção Civil competente]