quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Túnel do Marão avança até final de Dezembro

Silva Monteiro diz querer “acreditar que até ao final do ano teremos uma solução”. “Há um elemento no meu gabinete a trabalhar exclusivamente na resolução da situação do túnel do Marão”, assegurou o secretário Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações que, no entanto, não deixa garantias quanto à data de recomeço dos trabalhos, trantando-se o túnel de “um problema mais complexo”.

Silva Monteiro, à margem do Encontro Ibérico de Cooperação Empresarial, em Bragança, justificou a suspensão das obras com dificuldades financeiras:

“Houve uma providência cautelar e um conjunto de medidas para mitigar riscos de natureza ambiental que foram interpostos por um determinado cidadão [proprietário da Águas do Marão]. Por agora esses problemas estão já afastados, mas temos agora outro que se prende com o financiamento da concessão, porque o Estado Português não tem condições de prosseguir com a obra com fundos do orçamento do Estado, pelas razões que todos conhecemos”.

O Governo espera agora resolver o impasse com o recurso a fundos comunitários:

“É com as instâncias comunitárias [que esperamos] conseguir fundos comunitários para concluir a obra. Nós estamos a negociar cerca de 200 milhões de euros de fundos comunitários para aportar o túnel do Marão e para que a obra seja uma realidade”.

O secretário de Estado das Obras Públicas a apela também à concessíonária da obra para que assuma um esforço na conclusão da obra.

“Precisamos também que a concessionária e os seus financiadores dêm o seu contributo para que a obra seja uma realidade”.

As obras do túnel do Marão estão suspensas desde o final de Junho. Na altura foi avançado o prazo de 90 dias para o recomeço dos trabalhos. Agora o Governo avança o final do ano como altura provável para o recomeço das obras.

Fonte: RBA