terça-feira, 15 de novembro de 2011

Candidato à Ordem dos Enfermeiros acusa ULS de usar menos enfermeiros que o necessário

Muito preocupado. Foi desta forma que o candidato da lista C a presidente do conselho directivo regional da secção Regional do Norte da ordem dos enfermeiros ficou ao visitar, ontem, as unidades hospitalares de Bragança e Mirandela da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Renato Barros diz ter encontrado uma classe desmotivada pela não renovação dos contratos e denuncia que está a haver défice de enfermeiros nos hospitais da região.

Renato Barros afirma mesmo que pode estar em causa a prestação de cuidados de saúde básicos aos doentes.

“Nunca pensei encontrar um cenário tão mau como aquele que encontrei. Em Bragança encontrámos um serviço de cirurgia com 25 camas mas apenas dois enfermeiros”, sublinhou.

Exemplo da desmotivação dos enfermeiros passa pelo recente despedimento de cerca de três dezenas de enfermeiros, que preocupa Renato Barros.

“Vamos, numa próxima visita, tentar junto da administração perceber melhor o que se está a passar. Há situações dramáticas”, frisou.

As preocupações manifestadas pelo enfermeiro Renato Barros que tem percorrido a Região na divulgação do seu projecto regional e do projecto nacional que subscreve. Este, liderado pelo Enfermeiro Manuel Oliveira como Candidato a Bastonário e denominado “Pela Enfermagem, Um Compromisso” e que no norte assume-se “Pela Enfermagem, Um Compromisso com o Norte”.

Fonte: CIR