quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Passagem de limpa-neves nas obras do IP4 gera preocupação


A chegada da estação da neve traz, este ano, preocupações acrescidas à Protecção Civil no distrito de Bragança, que receia dificuldades para os limpa-neves no IP4 devido às obras que enfaixaram o trânsito entre mecos.

O comandante distrital de Operações e Socorro (CDOS), Carlos Alves, disse esta quarta-feira à Lusa que já promoveu uma reunião com a concessionária e outros agentes, por estar "preocupado" com a passagem dos limpa-neves nas estreitas e curvadas faixas por onde circula agora o trânsito do IP4, que está todo em obras para dar lugar à Autoestrada Transmontana.

O director-geral da concessionária Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, garantiu à Lusa que "está tudo preparado" para a neve e a concessionária adquiriu mesmo um veículo com pás mais estreitas para operar nos pontos mais críticos.

Além do novo equipamento, a concessionária promete desactivar já na próxima semana "um dos desvios mais complicados", o de Santa Comba de Rossas, permitindo uma maior fluidez do trânsito naquela que é a zona mais crítica com neve do IP4, no distrito de Bragança.

As condições ainda não foram testadas porque este ano Bragança ainda não viu neve, ao contrário dos anos anteriores em que os primeiros nevões surgiram ainda em Novembro.

As perspectivas são de que este seja um ano com pouca neve, segundo o comandante do CDOS que, ainda assim, decidiu reunir com a concessionária, Estradas de Portugal e Destacamento de Trânsito da GNR para alertar para eventuais constrangimentos.

A preocupação do comandante é de que os limpa-neves não consigam passar nas apertadas e irregulares faixas e desvios por onde circula o trânsito, paralelo às obras de alargamento da principal estrada da região que liga ao Porto e a Espanha.

O director -eral adiantou que a concessionária adquiriu uma lâmina mais estreita do que as habituais de quatro metros, com 3,20 metros para um dos limpa-neves e uma carrinha todo o terreno com uma lâmina ainda mais pequena, de 2,70 metros, para os nós e situações mais complicadas.

A concessionária dispõe de um total de quatro limpa-neves para os 130 quilómetros da futura autoestrada, entre Vila Real e Bragança, a que se somam mais dois de outras entidades que fazem parte da Protecção Civil.

A responsável pela estrada promete também que a situação ficará mais facilitada com a desactivação já na próxima semana de dois desvios para a estrada nacional 15, o de Murça (Vila Real) e de Rossas (Bragança).

Os trabalhos implicarão a abertura de outros desvios, mas "com menos complicações", segundo Rodrigues de Castro, que adiantou que até à conclusão da obra, no final do próximo ano, os automobilistas estarão sempre sujeitos a três desvios em todo o percurso, mas os mais complicados estão prestes a ser desactivados.

No ano em que se temem mais complicações no IP4 devido às obras, o distrito de Bragança terá os meios reforçados para a neve, com um total de seis limpa-neves neste itinerário, além de outros das corporações de bombeiros e Estradas de Portugal.

A Protecção Civil municipal está também reforçada com a aquisição por parte de alguns municípios de pás e espalhadores de sal para adaptar viaturas todo-o-terreno ao trabalho de limpeza da neve e gelo.

Vinhais é um dos municípios mais afectados pela neve e que conseguiu 16 mil euros do Programa Operacional do Norte para equipar mais um veículo para garantir a circulação no concelho, segundo disse à Lusa o vice-presidente, Luís Fernandes.

Fonte: JN