terça-feira, 15 de novembro de 2011

Certificação do heliporto de Bragança quase concluída

Terminadas as obras, o heliporto do hospital de Bragança deve ficar hoje certificado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, para poder voltar a acolher a aterragem de helicópteros de emergência médica.

O último passo para que isso aconteça é passar o teste de um simulacro de queda de um helicóptero, que decorreu esta manhã.

O segundo comandante dos bombeiros de Bragança, Carlos Martins, contava, esta manhã, o que estava a acontecer no heliporto do Hospital de Bragança.

“Estamos a simular um acidente de uma aeronave com um incêndio. Utilizámos espuma de média expansão. Temos também as equipas hospitalares prontas para receber as vítimas”, explicou.

Carlos Martins garante que os bombeiros de Bragança estão prontos a acorrer a qualquer incidente com o helicóptero do INEM.

“Os bombeiros têm a formação dada pela ANA no aeroporto dos Açores, e outra dada pelo INAC nas nossas instalações. Para além disso temos a experiência de dar apoio todos os dias às operações do avião que faz a carreira regular entre Bragança e Lisboa”, explicou.

Este simulacro concentrou diversos meios dos bombeiros de Bragança no parque de estacionamento do hospital.

O objectivo era retirar cinco supostas vítimas de um acidente de helicóptero daquilo que seriam os destroços do aparelho.

Dos elementos do INAC presentes no local, nenhum quis prestar declarações.

A certificação deve ser emitida nos próximos dias.

Fonte: Brigantia