terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bombeiros de Leiria sem dinheiro para novas viaturas


Governador Civil não tem verba para ajudar corporações do distrito, ao contrário do que acontece, por exemplo, em Faro.
As corporações de bombeiros do distrito de Leiria estão descontentes com a dualidade de critérios no concurso ao QREN que vai ser lançado em breve para distribuição de novas viaturas.

No caso de Leiria, as corporações vão ter de suportar 30% do valor do investimento total (2,3 milhões de euros), o que não acontece, por exemplo, no Algarve. O Governo Civil de Leiria diz que não tem capacidade financeira para assumir esse custo.

Nélio Gomes, presidente da Federação de Bombeiros do distrito, receia que algumas corporações, por dificuldades de tesouraria, não venham a candidatar-se.“Esta dualidade de critérios não se percebe. Penso, por uma questão de justiça, que os governos civis em articulação com as autarquias, pudessem fazer um esforço para que as viaturas chegassem a custo zero aos corpos de bombeiros”, disse.

Em conferência de imprensa, o Governador Civil de Leiria admitiu que não tem capacidade para financiar os 444 mil euros que os bombeiros terão agora de arranjar junto dos municípios. “O nosso Governo Civil tem um orçamento anual de 1,2 milhão de euros e o que vem do Orçamento do Estado é um décimo, o resto é feito com receitas próprias”, referiu Paiva de Carvalho.

Foi também revelado que, no Algarve, os 30% serão suportados pelo Governo Civil, pela Associação de Municípios e pelas próprias Câmaras.

No anterior concurso ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) a candidatura tinha sido apresentada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil que assumira os 30%, pelo que as viaturas ficaram a custo zero para os bombeiros.

Paula Costa Dias
Fonte: RR