quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cão 'Caramelo' ajuda a resgatar corpos de donos

brasil Chama-se Caramelo e não descansou até chamar a atenção das equipas de resgate que têm estado a tentar localizar os corpos soterrados pelos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro. Os donos de Caramelo não conseguiram sobreviver à tragédia que já matou pelo menos 640 pessoas, mas o cão não abandonou o local e continuou a escavar até localizar os corpos dos donos e atrair a atenção das equipas de emergência.

A história, reportada pela Folha de São Paulo, é mais uma entre centenas de relatos daquela que é já considerada a pior catástrofe natural da história do Brasil.

No município de Teresópolis, o tribunal de menores decidiu criar um gabinete improvisado para encontrar familiares, vizinhos ou conhecidos de crianças que ficaram órfãs e que tenham condições para acolher os menores .

Cerca de 130 pessoas continuam desaparecidas e 14 mil tiveram de abandonar as suas casas invadidas pela lama. Polícia, bombeiros, elementos exército e centenas de voluntários estão a participar nas buscas e a prestar auxílio às populações. Uma das maiores preocupações neste momento é levar alimentação e água potável às regiões isoladas, bem como localizar e enterrar os corpos para evitar a propagação de epidemias. Ontem, o estado de São Paulo enviou para o local uma equipa médica especializada em resgates e treinada para prestar assistência em locais de difícil acesso. As equipas estão preparadas para, por exemplo, fazer rappel a partir de helicópteros.

Para facilitar o início das operações de reconstrução das zonas devastadas, o governador do Rio de Janeiro, decidiu decretar o estado de calamidade nos sete municípios mais afectados: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal. A medida entrou ontem em vigor e elimina a necessidade de abertura de concursos públicos para a prestação de serviços e compra de materiais, agilizando o processo.

Fonte: DN