sábado, 8 de janeiro de 2011

Criança de Travassós nasceu na ambulância

Por muito tempo que passe os bombeiros Bacelar e Filipa não mais esquecerão o final da manhã de ontem. Estavam ambos de serviço no quartel dos Bombeiros Voluntários de Fafe quando foram chamados para um serviço na freguesia de Travassós para acorrerem a uma senhora a quem tinha "rebentado as águas".

Chegados ao local, aperceberam-se que o parto estava iminente e talvez não fosse possível chegar ao hospital de Guimarães sem que o pequeno rebento desse à luz. "Nos cursos para bombeira falamos de noções básicas de intervenção nestas situações mas depois, quando me deparei com esta realidade, fiquei apreensiva", recordou Filipa Ribeiro.

Voluntária há 7 anos, a Filipa nunca tinha acontecido nenhuma situação similar e, confessou, que "a responsabilidade é muito grande", embora agora, já depois de passado o momento de maior aflição, caracterize de "momento emocionante", aquele que viveu. Perante o cenário de parto, os bombeiros solicitaram a presença de uma equipa do INEM que tem de se deslocar de Guimarães, num trajecto até Travassós que nunca demora menos de 20 minutos.


"Colocamos a senhora na ambulância e fomos até à rotunda de Fornelos, encurtando a distância do INEM em cerca de três quilómetros para poupar tempo", explicou António Bacelar, bombeiro que integra a Equipa de Intervenção Permanente (EIP) de Fafe. Já com a ambulância parada junto da rotunda surgiu a viatura médica do INEM.

"Passado dois minutos de chegar o INEM a cabeça da menina ficou de fora e após uma massagem abdominal a criança saiu por completo", contou. Com 22 anos de serviço nos bombeiros, António Bacelar passou pela primeira vez por esta experiência. "Ver nascer na ambulância nunca me tinha acontecido", disse, recordando o momento que viveu como inesquecível.


Fonte: JN