sábado, 29 de janeiro de 2011

Bombeiros exigem que Governo revogue despacho de transporte de doentes até Julho

A Federação de Bombeiros de Lisboa ameaçou denunciar o contrato entre as associações e o Ministério da Saúde caso o Governo não aceite, até Julho, revogar o despacho que impõe restrições ao transporte de doentes.

A decisão da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa foi tomada na noite de sexta-feira durante uma assembleia-geral, realizada no quartel de Agualva Cacém. Em causa está um despacho do secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, que entrou em vigor a 1 de Janeiro, e que determina que o acesso ao transporte pago pelo Ministério da Saúde passa a ter que responder obrigatoriamente a dois requisitos: prescrição clínica e insuficiência económica.

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, António Carvalho, alertou que o novo despacho “pode comprometer o futuro do socorro às populações”. “Exigimos que o ministério abra negociações que possam levar à revisão do actual regulamento. Caso não mostrem disponibilidade até Julho para o fazer iremos avançar para a denúncia do contrato, com efeito a partir de 1 de Outubro de 2011”, explicou.

Outra das exigências da Federação é a actualização da tabela de preços a praticar pelas corporações de bombeiros. “Vamos aguardar até Julho por uma resposta do Governo. Não vamos tomar nenhuma decisão que vá contra a lei”, assegurou.

Fonte: Público