domingo, 16 de janeiro de 2011

Novo quartel continua inutilizado


Fogo à volta do assunto continua por apagar

A grande parte da população macedense desconhece os motivos porque existe um quartel dos Bombeiros Voluntários acabado há alguns anos e os bombeiros continuam no “velhinho” edifício, junto ao tribunal, do qual foram já feitas notícias acerca das condições “desumanas” do mesmo. Por isso, a oposição voltou a levar o assunto a reunião de Câmara pedindo ao executivo que tente resolver a questão, provavelmente quezília, entre o comando dos voluntários e a direcção da Associação Humanitária.
Na última Assembleia dos Bombeiros foi referido pelo actual presidente da AHBVMC que apenas faltava mobiliário para que o corpo activo se pudesse mudar. Contudo, e praticamente um ano depois ainda não há “fumo branco” em relação a este assunto, que na óptica do PS local já atingiu há muito o seu tempo limite. O vereador da oposição começa a chamar o assunto de “novela” e diz que “basta”, que “é necessário colocar cobro a esta situação”. Rui Vaz, em reunião de Câmara, pediu ao executivo que “assuma um compromisso com os Bombeiros Voluntários, no sentido de fazer a mudança imediata para o quartel novo, e de forma a que aquilo que não estiver bem se possa num futuro próximo ultrapassar”.

O assunto ultrapassa a autarquia

Duarte Moreno, que presidiu a sessão, afirma que o assunto se trata de uma questão interna dos bombeiros e que a Câmara pouco ou nada poderá fazer para resolver a situação. O próprio vice-presidente afirma desconhecer qual o motivo que leva os bombeiros a permanecerem no antigo
quartel. “Não faço a mínima ideia. É uma questão de gestão da própria casa. Não em nada a ver com a autarquia”. Na visão do autarca, o trabalho que a Câmara Municipal tinha que fazer já foi feito. “A autarquia comprometeu-se a efectuar todos os trabalhos exteriores ao complexo dos bombeiros, o que já efectuou. E, nesse aspecto, o novo quartel tem as condições todas prontas para que que possa haver a transferência”.
Duarte Moreno fez ainda referência ao facto de o executivo autárquico reunir frequentemente com a direcção dos bombeiros. “A Câmara reúne com a direcção com alguma frequência. Vamos transmitir-lhe essa situação da reunião de Câmara e vamos auscultar a opinião da própria direcção.”
Contactado o comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, João Venceslau remeteu a sua opinião para a carta que foi emitida em 2008. O comandante considera que as necessidades e pontos negros do novo quartel estão sinalizadas nessa carta e nada mudou desde então.
O comandante diz ainda que o comando ainda não foi informado que o novo quartel esteja pronto e, só depois disso, poderá ver se o novo edifício reúne ou não condições e nessa altura pedirá as alterações necessários, caso o sejam.
A direcção da AHBVMC não atendeu as nossas chamadas, daí que não tenha sido possível ouvir a sua opinião acerca deste assunto.
Por: Miguel Midões