segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novo quartel apodrece vazio


O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, concluído há três anos, ainda não foi inaugurado e já está a precisar de obras. Os bombeiros recusam-se a mudar para as novas instalações e os sinais de degradação do edifício são cada vez mais evidentes. O caso resulta de um impasse entre a direcção e o comando dos bombeiros.

A deterioração externa do edifício é visível, mas é no interior que os sinais são ainda mais gritantes devido à humidade. A direcção da corporação diz não ter 78 mil euros para mobilar o quartel, enquanto os bombeiros alegam que o edifício resulta de um projecto com mais de 11 anos e que está desactualizado das necessidades de uma corporação. "Não tem vestiários nem camaratas condignas e não está preparado para receber material informático", reitera uma fonte dos voluntários. Os bombeiros continuam no antigo quartel, sem condições, enquanto o novo se degrada à espera de uma solução.

O vice-presidente da Câmara de Macedo, Duarte Moreno, também admite que este é um problema, no mínimo, "estranho". No entanto, diz, a autarquia "não pode mandar na casa dos outros".

O CM não conseguiu uma reacção do presidente da Associação Humanitária dos bombeiros de Macedo, nem do comandante, que aguarda eleições para a direcção para tomar uma posição.

Fonte: Correio da Manhã