quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Grandes obras no distrito de Bragança podem ter contribuído para o aumento da sinistralidade

As obras de construção das estradas e barragens podem ter contribuído para o aumento da sinistralidade no distrito de Bragança, em 2010. Apesar de o relatório da Autoridade Nacional de Protecção Civil ainda não estar finalizado, pois falta contabilizar as vítimas que morreram nos hospitais nos 30 dias a seguir aos acidentes, já é possível observar que houve mais dois mortos do que em 2009 e mais 17 feridos graves em todo o distrito.

Jorge Gomes, o Governador Civil do distrito e máximo responsável pela protecção civil mostra-se sobretudo preocupado com o aumento de acidentes sobretudo nas áreas urbanas.

“Tivemos mais acidentes nas áreas urbanas e isso é uma coisa que nos preocupa. Este ano vamos tentar fazer uma maior vigilância. E também admitimos que todo o volume de obras nas vias de comunicação possa ter contribuído para aumentar a sinistralidade”, diz Jorge Gomes, sublinhando que “é ao cidadão que cabe, em primeira instância, a obrigação de diminuir a sinistralidade”.

Para Jorge Gomes, o aumento de tráfego nas estradas transmontanas devido às obras de construção de estradas e barragens possam explicar parte do aumento de acidentes.

“Há um aumento de tráfego muito grande. Viaturas a circular não só das empresas mas do transporte de trabalhadores. E há sempre pressas de chegar a casa mais cedo. Não esperava estes números mas temos de trabalhar para os reduzir. Isso compete a todos nós”, destaca.

Por isso, admite que haja um reforço do policiamento nestas vias, sobretudo no IP4.

“Sim, estamos bastante atentos e todos devem reparar no trabalho excelente que a GNR tem feito na área das obras, que acompanha todas as áreas que estão a ser intervencionadas. Este ano vamos aumentar essa vigilância. E esperemos que a abertura de alguns troços contribua para diminuir a sinistralidade.”

Por outro lado, o Governador Civil não vê qualquer relação entre a extinção da Brigada de Trânsito da GNR e o aumento do número de vítimas.

“Não, estabeleço relação nenhuma. A GNR cumpre a sua missão, independentemente de ter ou não ter Brigada de Trânsito. Todos os homens que andam no terreno são responsáveis. Pode ter criado mal-estar mas não deixaram que isso se reflectisse na segurança dos cidadãos.”

Em 2010 houve 12 mortos nas estradas do distrito de Bragança, mais dois do que no ano anterior, e 75 feridos graves, mais 17 do que em 2009.

Nesta contabilidade não entram os acidentes com tractores que fizeram ainda mais quatro mortos.

Fonte: Brigantia