domingo, 2 de janeiro de 2011

Cinco mortos e 12 feridos graves na Operação Ano Novo


Desde quinta-feira, já morreram nas estradas portuguesas cinco pessoas. O número foi revisto em alta hoje – o último dia da operação Ano Novo, da GNR –, depois de um acidente que vitimou um homem de 59 anos ao volante de um ligeiro no IC2.

Do choque com um autocarro (sem passageiros), que aconteceu às 10h40 junto à localidade de Castanheira do Ribatejo, resultou ainda um ferido ligeiro, o motorista que seguia sozinho.

O número de feridos graves subiu também hoje para 12, na sequência de um outro despiste de um ligeiro esta madrugada em Sobretâmega, em Marco de Canavezes, que feriu cinco pessoas.

A Operação Ano Novo já contabilizou 227 feridos ligeiros, adiantou ao PÚBLICO o major Rogério Copeto, num balanço provisório às 19h30. O número de acidentes até ao final do dia de ontem foi de 776.

Trânsito intenso nos principais acessos a Lisboa e Porto

Entretanto, os principais acessos a Lisboa e Porto estavam a provocar ao final da tarde deste domingo alguma intensidade de trânsito, ainda quem sem registo de danos graves.

Quem regressa do norte do país pela A1 pode ter de ficar algum tempo na fila de trânsito, uma vez que uma colisão entre ligeiros perto de Aveiras, que não fez feridos, estão a provocar uma fila de quase quatro quilómetros naquela zona da auto-estrada.

Quem vem da zona sul, ou do Algarve, existe alguma intensidade de trânsito junto à Marateca, mas os acessos às pontes 25 de Abril e Vasco da Gama estavam, às 19h00, a decorrer sem quaisquer problemas, escreve a Lusa.

Até às 00h00 de segunda-feira, perto de 2400 membros da GNR e 1100 vão continuar a patrulhar as estradas portuguesas até terminar a operação, que este ano dura menos um dia do que no ano passado, por coincidir com um fim-de-semana.

No ano passado, o número de mortos foi de oito, houve 28 feridos graves e 396 feridos ligeiros, num total de 1259 acidentes. A operação 2009/2010 durou cinco dias, mais um dia do que a operação deste ano, que termina às 00h00 de segunda-feira.
Notícia actualizada às 19h50

Fonte: Público