terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Direção dos bombeiros demitiu-se por falta de apoios financeiros

A direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique demitiu-se, dez meses depois de ter tomado posse, alegando que não tem apoios financeiros para “manter a gestão eficiente” dos bombeiros.

“A situação financeira é preocupante e agrava-se a cada dia que passa, e não há resposta das entidades a quem pedimos apoio”, disse à Lusa o presidente demissionário, José Furtado, que lamenta “o silêncio” da Câmara de Monchique face aos constantes pedidos para que a direção seja recebida.

“Enviámos documentos a dar conta da situação, pedimos reuniões urgentes, e até agora não obtivemos qualquer resposta da autarquia”, disse o presidente demissionário.

José Furtado alega que os 16 250 euros que recebe mensalmente da autarquia “são insuficientes” para fazer face às despesas de funcionamento da associação que rondam os 30 mil euros por mês.

“Sem receitas próprias e com 26 pessoas assalariadas, a verba não chega para pagar todos os encargos”, sustentou.

“Quando tomámos posse, fomos confrontados com um passivo de cerca de 300 mil euros, mas entrámos cheios de força e com a esperança que o poder autárquico pudesse colaborar, como primeira entidade da proteção civil no concelho, mas tal não se verificou”, lamentou.

Segundo José Furtado, “são necessários cerca de 500 mil euros para equilibrar as contas e manter em pleno a atividade dos bombeiros” no concelho da serra algarvia, com uma área de cerca de 400 quilómetros quadrados.

A agência Lusa tentou ouvir a posição da autarquia, mas apesar das várias tentativas não obteve ainda qualquer resposta.

FONTE: Lusa