domingo, 16 de janeiro de 2011

Ligou o gás e morreu abraçado à mulher

Um casal de idosos foi encontrado morto na cama, tudo indica devido a intoxicação de gás, na Rua do Mergulhão, em Santarém. Jacinto Zanguinete, de 82 anos, deixou meia dúzia de cartas endereçadas às filhas, a amigos e vizinhos, e embora o conteúdo não tenha sido revelado, terá sido uma carta de despedida. "Tudo aponta para um quadro de homicídio seguido de suicídio", segundo fonte da Polícia Judiciária que tomou conta da investigação e interrogou as testemunhas ao longo de toda a tarde.

Foram as duas funcionárias do serviço de apoio domiciliário do Centro Interparoquial de Santarém que estranharam o facto de os idosos não responderem ao toque da campainha. A mulher, Aldegundes Zanguinete, de 81 anos, estava acamada, o casal dependia do apoio domiciliário para os serviços de higiene e alimentação. "Tocámos uma primeira vez, logo de manhã, quando viemos para fazer a higiene, e como não atenderam pensámos que pudessem ter ido ao hospital, porque a senhora estava muito doente e ia frequentemente ao hospital", disse ao DN uma das auxiliares do apoio domiciliário. "Verificámos depois que afinal não tinham dado entrada no hospital e batemos novamente à porta, já ao final da manhã, e como voltaram a não responder, decidimos alertar as duas filhas do casal, uma delas resi-dente em Lisboa", acrescentou a técnica.

Os Bombeiros de Santarém foram chamados por causa de uma suspeita de fuga de gás na casa dos idosos e acabaram por descobrir o casal deitado na cama e já sem vida. A casa tinha um forte cheiro a gás e teve de ser arejada para permitir a entrada.

O casal foi encontrado abraçado na cama. Os dois estavam já mortos, apresentando os corpos alguma rigidez, segundo disseram os bombeiros. Compareceram no local, na Rua do Mergulhão, nove elementos dos Bombeiros Municipais e Voluntários de Santarém, apoiados por três viaturas.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Lisboa, mas tudo indica que terá sido o homem a abrir o gás que provocou, intencionalmente, a sua morte e a da mulher.

Fonte: JN