sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ex-presidente do INEM não sabe porque foi afastado


Abílio Gomes revela, em entrevista à Renascença, que as dívidas aos bombeiros só não foram saldadas antes porque faltava autorização da tutela.

Abílio Gomes ainda não conhece os motivos que levaram o Ministério da Saúde a afastá-lo da direcção do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Em entrevista à Renascença, o médico diz que tentou introduzir uma cultura de gestão no Instituto e revela que as dívidas aos bombeiros só não foram saldadas antes porque faltava autorização da tutela.

“Essa autorização da libertação dos saldos de gerência chegou cinco dias antes da minha demissão. Até aí, tinha sido pedido esse descongelamento, o que faltava era a libertação dos saldos de gerência, que dependia da tutela e do Ministério das Finanças”, explica.

Ainda sobre a situação financeira do INEM, Abílio Gomes reconhece que houve um aumento da despesa com horas extraordinárias, que justifica com a dificuldade de contratar novos funcionários.

Por este e outros motivos, defende que o Instituto Nacional de Emergência Médica deve passar a entidade pública empresarial.

Questionado sobre as críticas à sua gestão, Abílio Gomes garante que “teve a preocupação de transformar a situação que encontrou numa situação de sustentabilidade, de rigor de gestão, de contenção de despesas e melhoria da eficiência” e sublinha que isso “não pode agradar a todos”.

Abílio Gomes elogia os profissionais que trabalham no INEM e diz que o clima de turbulência na instituição se deve a alguma falta de organização e de financiamento adequado

O médico militar foi afastado de INEM pelo a ministra da Saúde, Ana Jorge, a poucos meses do final do mandato. Abílio Gomes diz que a única explicação que obteve foi o lacónico comunicado emitido pela tutela e confirma à Renascença que vai receber uma indemnização por sair antes do prazo previsto.

A Renascença tentou saber, junto do Ministério da Saúde, o valor da indemnização, mas até agora não teve resposta.

Fonte: RR