sábado, 23 de outubro de 2010

Ordem dos Enfermeiros confiante em resolução de «questões pendentes» com INEM


A bastonária da Ordem dos Enfermeiros classificou esta sexta-feira de «positiva» a reunião mantida com o novo Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que pareceu «empenhada» na resolução de questões pendentes há muito tempo.

No final do encontro com Miguel Soares de Oliveira, presidente do Conselho Directivo daquele organismo, Maria Augusta Sousa mostrou-se convicta de que, da parte da nova direcção, haverá um «reconhecimento» do papel dos enfermeiros no INEM e uma «clarificação do quadro de competências» de cada um dos intervenientes no sistema, escreve a Lusa.

De acordo com a bastonária, ficou acordado que se irá trabalhar «o mais rapidamente possível» sobre a reorganização global da rede de emergência médica, que permita um reequacionamento dos meios disponíveis para uma melhor utilização dos mesmos.

A reunião serviu para debater o papel dos enfermeiros do INEM, com o Plano Estratégico de Recursos Humanos de Emergência pré-hospitalar - recentemente aprovado pelo Ministério da Saúde - e com a transmissão de dados pelos enfermeiros das ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida).

Questionada sobre se os enfermeiros têm motivos para aderir à greve geral de dia 24 de Novembro devido ao corte de salários na função pública e às medidas de austeridade, Maria Augusta Sousa referiu que a Ordem está «preocupada com as implicações que decorrem dessas medidas para o global dos serviços de saúde e não exclusivamente para os enfermeiros».

«É claro que temos uma preocupação acrescida no que diz respeito aos enfermeiros na medida em que objectivamente há um caminho percorrido e não foi suficientemente reconhecido o valor socioeconómico do que significam os cuidados de enfermagem» no sistema de saúde.

Fonte: IOL Diário