sábado, 2 de outubro de 2010

Portugal e Espanha simulam resposta a acidente nuclear


Portugal e Espanha vão realizar dias 2 e 3 de Novembro um exercício de simulacro para testar a resposta da Protecção Civil no caso de um acidente nuclear na Central de Almaraz (província de Cáceres).

Segundo Rui Esteves, comandante distrital de operações de socorro, trata-se de um primeiro exercício transfronteiriço conjunto que, do lado português, se centrará sobretudo no concelho de Vila Velha de Ródão.

Falando à margem da Conferência Internacional de Protecção Civil - Risco Tecnológico e Nuclear, que decorre este sábado na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, o responsável explicou que o simulacro terá por base a ocorrência de um hipotético terramoto que motivará a implementação
dos respectivos sistemas de alerta, segurança e emergência de ambos os lados da fronteira.

Do lado espanhol, o simulacro vai obrigar à interrupção da laboração na própria central nuclear de Almaraz e a população desta localidade participará activamente no exercício.

Do lado português, Rui Esteves explicou que o objectivo é "começar a preparar a população para esta problemática e vamos testar uma vasta equipa de agentes no terreno, desde os mergulhadores de que dispomos para actuar no Rio Tejo, assim como os meios aéreos (helicópteros) e terrestres (GNR, Bombeiros e profissionais de Saúde) por forma a testar uma eventual necessidade de evacuar populações, acudindo às pessoas".

A central nuclear de Almaraz na Província de Cáceres é uma das oito existentes no país vizinho, existindo actualmente 740 em todo o Mundo.

Fonte: Renascença