domingo, 31 de outubro de 2010

Três tripulantes de veleiro salvos por helicóptero da Marinha evacuados para Faro


Um helicóptero da Marinha Portuguesa EH-101 Merlin e uma aeronave de asa fixa C-295M da Força Aérea Portuguesa salvaram este domingo os três tripulantes do veleiro “El Almogrote”, a navegar a 232 milhas náuticas a Noroeste de Casablanca.

As três pessoas foram evacuadas do veleiro em perigo, transportadas para o aeroporto de Faro e assistidos no local por uma equipa médica do INEM.

Segundo a Marinha, às 07h45 deste domingo, horas locais, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa recebeu um alerta de socorro do veleiro “El Almogrote”, de bandeira espanhola, com 10 metros de comprimento e três tripulantes a bordo.

De imediato, o Centro «desencadeou os procedimentos de coordenação das ações de busca e salvamento com o seu homólogo em Marrocos», salienta a Marinha em comunicado.

Assim, às 8h45 este centro foi informado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Madrid de que «os três tripulantes, devido às condições meteorológicas adversas, pretendiam abandonar o veleiro e como tal, necessitavam de evacuação imediata».

Às 11h16, após um pedido de colaboração do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Marrocos, foram então utilizados os dois meios aéreos portugueses para procederem à evacuação bem sucedida dos tripulantes.

Fonte: Barlavento