domingo, 31 de outubro de 2010

Portal bombeiros.pt promove Conferência Nacional sobre novas tecnologias

O portal bombeiros.pt realizou ontem, em Gouveia, a primeira Conferência Nacional sob o tema “Os bombeiros e as novas tecnologias”.

O encontro destinou-se a ”promover o debate sobre a ajuda das novas tecnologias no apoio ao trabalho dos bombeiros”, disse à Lusa Sérgio Cipriano, administrador do portal bombeiros.pt.

A conferência reuniu “pela primeira vez” as principais empresas nacionais que produzem software e tecnologia destinadas aos corpos de bombeiros e à proteção civil, afirmou aquele responsável.

Sérgio Cipriano destacou a empresa IFFTHEN que apresentou “um dos softwares mais inovadores” que permite localizar em tempo real todas as viaturas que se encontram num cenário de catástrofe ou incêndio.

A empresa ENERBUILD apresentou uma solução de backup para os centros de comando operacional que permite deslocar toda a informação para um outro local, mantendo a operacionalidade e podendo funcionar com energias alternativas.

Para Sér gio Cipriano, esta tecnologia pode ser “muito útil em caso de terramoto ou catástrofe natural que inviabilize as operações no único centro de comando nacional em Carnaxide”, podendo transferir o comando das operações para um local mais seguro e “fazê-lo funcionar sem recorrer às fontes de energia tradicionais”.

A I Conferência Nacional promovida pelo portal bombeiros.pt, trouxe a Gouveia representantes de corpos de bombeiros profissionais e voluntários de vários pontos do país “com o intuito de alertar as entidades responsáveis para as novas tecnologias disponíveis”, adiantou o administrador do portal.

O portal bombeiros.pt é uma associação composta por membros de todo o país e segundo a organização “é o maior projeto internauta de bombeiros em Portugal”.

O bombeiros.pt custou cerca de 15 mil euros e sobrevive em regime de voluntariado, sendo sustentado pela cotização dos associados.

Fonte: Correio do Minho