terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sporting Clube de Portugal com Programa de Desfibrilhação Automática Externa


O Sporting Clube de Portugal (SCP) é o primeiro grande clube desportivo a criar um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) para as instalações do seu Complexo Desportivo Alvalade XXI. Com a criação do Programa de DAE, o SCP assume um compromisso de salvar vidas, estando melhor preparado para responder eficazmente a eventuais casos de doença súbita e, em particular, de paragem cardiorrespiratória.

O INEM e o SCP organizaram hoje, dia 25 de Novembro, no Hall Vip do Estádio José Alvalade, um evento que assinala a entrada em funcionamento do Programa de DAE do SCP, no âmbito da criação de Programas de DAE em locais de acesso ao público. Depois dos aeroportos nacionais, companhias aéreas, casinos ou superfícies comerciais, também o SCP recebeu do INEM um certificado que comprova a existência dos requisitos definidos no decreto-lei 188/2009 de 12 de Agosto, que regula a utilização de DAE por leigos: existência de equipamentos de DAE, formação de colaboradores do Sporting em Suporte Básico de Vida (SBV) e DAE, auditoria e controlo médico qualificados.

O evento consistiu na simulação de uma paragem cardiorrespiratória nas instalações do Estádio, permitindo dar a conhecer o funcionamento dos elos da Cadeia de Sobrevivência: pedir ajuda, accionando de imediato o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM); iniciar de imediato manobras de SBV; aceder à desfibrilhação tão precocemente quanto possível, mas apenas quando indicado. Em locais onde um Programa de DAE proporciona de imediato SBV e um primeiro choque com o DAE nos 3 minutos após o colapso, a taxa de sobrevivência de uma vítima de morte súbita é superior a 74%.

O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em situação de paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico. O DAE regista som, electrocardiograma, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido. A utilização destes aparelhos em contexto pré-hospitalar representa uma melhoria da assistência às vítimas de paragem cardiorrespiratória e um reforço da Cadeia de Sobrevivência em Portugal.

O Programa de DAE do INEM foi galardoado no passado dia 12 de Outubro com o 1.º Prémio Nacional de Boas Práticas em Saúde, atribuído pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar e pela Direcção-Geral da Saúde. O Prémio de Boas Práticas em Saúde visa reconhecer boas práticas na gestão clínica ou na gestão de Unidades de Saúde, com impacto na saúde e melhoria do bem-estar das populações.

Fonte: Inem