sábado, 17 de dezembro de 2011

“Voluntariamente feliz”


“Voluntariamente feliz” é o título da obra de Francisco Graça, um bombeiro de Azambuja que se inspirou na sua experiência pessoal. Este “soldado da paz” nasceu no Alentejo, há 42 anos, tendo-se radicado em Azambuja onde se encontra ao serviço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários local. A sessão de apresentação decorrerá no respectivo quartel, no próximo dia 18 de Dezembro pelas 16 horas.

Refere o autor, na sinopse da sua obra,… “Ser Bombeiro Voluntário, lidar com a vida e a morte dos muitos acidentes e doenças com que se vai deparando ao longo da sua prática de voluntariado e estar associado a uma história onde ele próprio, é confrontado com a luta pela sua vida. São sucessivas batalhas onde a morte espreita a cada esquina. Viver com Linfoma, e a partilha de histórias vividas nos Bombeiros Voluntários são o desenrolar de um livro emotivo e encorajador para qualquer cidadão.”

Francisco José Graça nasceu a 5 de Maio de 1969 em Torre das Vargens, concelho de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre. Vive em Azambuja desde 1985.

É Formador Externo da Escola Nacional de Bombeiros na área de Técnicas de Socorrismo. Nos Bombeiros Voluntários de Azambuja é Técnico de Emergência Médica e Operador de Comunicações. Exerceu também o cargo de 2.º Comandante neste Corpo de Bombeiros. Realiza Cursos de Socorrismo e acções de sensibilização em empresas públicas e privadas.

Estuda Engenharia da Protecção Civil no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC). Trabalhou entre 1996 e 2008 no Hospital de Santa Maria no Serviço de Radioterapia.

Deu aulas no Agrupamento de Escolas Vale Aveiras em Aveiras de Cima na área de Bombeiros e Protecção Civil a turmas CEF (Cursos de Educação e Formação). Publicou diversos artigos em jornais e revistas na área de socorrismo e dispõe de um vasto curriculum na área de Emergência Médica Pré – Hospitalar.

Fonte: cyberjornal