segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

II Gala do Bombeiro do distrito da Guarda


A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) promoveu, no dia 3 de Dezembro, na Guarda, a II Gala do Bombeiro do Distrito. Para além de outros, durante a cerimónia, foram homenageados Madeira Grilo, ex-presidente da FBDG (e atual presidente da Assembleia) e o último Governador Civil do Distrito, Santinho Pacheco.
Madeira Grilo foi agraciado pela Liga dos Bombeiros Portugueses, sob proposta da Federação da Guarda, com a “Fénix de Honra” e Santinho Pacheco com o “Crachá de Ouro”.
A FBDG também homenageou, a título póstumo, Álvaro Melo, falecido em 13 de Setembro, que desempenhou as funções de presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres e vice-presidente da FBDG, os comandantes Aníbal Carvalho (Foz Côa), António Machado (Mêda) e António Marques (Celorico da Beira), que passaram ao Quadro de Honra, e o bombeiro mais antigo do distrito que está no activo: Luciano Fortunato Viegas, 94 anos, dos Bombeiros Voluntários de Melo.
Gil Barreiros, atual presidente da FBDG explicou que esta iniciativa, realizada pelo segundo ano consecutivo, e que juntou várias dezenas de dirigentes, autarcas e bombeiros do distrito, pretendeu “promover o convívio e a confraternização entre todos aqueles que têm no movimento associativo dos Bombeiros Voluntários uma referência de vida”.
O presidente da FBDG desejou que a Gala do Bombeiro “se consolidasse” e fosse vista “quase como uma festa de Natal” e permitisse homenagear os bombeiros ano após ano.
Referindo-se aos homenageados, destacou Madeira Grilo dizendo tratar-se de “uma figura incontornável na família dos bombeiros, que merece tudo” e, quanto a Santinho Pacheco, afirmou “foi o Governador Civil que mais voz deu aos bombeiros do distrito”.
Lourenço Baptista, presidente da Associação Reviver +, colectividade que abrange operacionais e dirigentes dos bombeiros, aproveitou a ocasião e deslocou-se à Guarda, para distinguir Madeira Grilo, sócio número 5 daquela Associação, como Sócio Honorário, que justificou “pelo muito que tem glorificado a família dos bombeiros portugueses”.

Fonte: Cinco Quinas