terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Casos de AVC diminuem no meio rural


No Norte do país, a incidência dos Acidentes Vasculares Cerebrais é mais elevada nas regiões rurais que nas regiões urbanas.

No entanto, na última década, as campanhas de sensibilização, a criação de terapêuticas como a Via Verde do AVC e a implementação de unidades perto das populações contribuíram para a diminuição do grau de incidência no meio rural.

O acidente vascular cerebral (AVC) continua a ser a principal causa de morte em Portugal e tem uma elevada incidência na Região Norte.

Vários doentes sobrevivem a um AVC e apresentam sequelas e limitações para o resto da vida.

No mundo rural, há dez anos existiam três casos de AVC por cada mil pessoas, actualmente verifica-se uma diminuição para dois casos em cada mil habitantes.

A conclusão é de um estudo, ainda preliminar, do director de Serviço de Neurologia do Hospital de Santo António do Porto, Manuel Correia.

Outro facto encontrado nesta investigação é que o AVC atinge pessoas de idade mais avançada.

Enquanto há dez anos a idade média rondava os 70 anos agora passou para os 80.

Manuel Correia diz que os doentes ao longo da última década aprenderam a controlar os principais agentes causadores de Acidentes Vasculares Cerebrais, como a hipertensão, o colesterol e a diabetes.

Um estudo apresentado no decorrer do VII Encontro Trasmontano de Unidades de AVC na passada sexta-feira em Macedo de Cavaleiros.

Fonte: Rádio Onda Livre