quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Força Aérea faz dois salvamentos no mesmo dia


Equipas dos helicópteros EH-101 realizaram mais dois resgates em alto mar.

A Força Aérea realizou esta terça-feira com sucesso duas operações para resgatar outros tantos tripulantes de navios que passavam ao largo da costa portuguesa.
Um navio mercante com bandeira francesa emitiu um pedido de ajuda quando navegava a cerca de 450 quilómetros a sudeste da ilha Terceira, nos Açores, explica a Força Aérea, em comunicado.
A bordo do “CMA CGM Fort Saint Louis” estava um tripulante de nacionalidade romena com um diagnóstico de traumatismo facial, que foi transportado para terra por um helicóptero EH-101.
O homem, de 51 anos, foi recolhido pelo aparelho da Força Aérea, que depois regressou à Base Aérea das Lajes. À espera estava uma ambulância que transportou o paciente para o Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.
Antes, a Força Aérea também já tinha efectuado, com sucesso, o resgate de um tripulante de nacionalidade alemã que se encontrava a bordo de um navio porta-contentores a mais de 500 quilómetros de Lisboa.
O homem, de 31 anos, apresentava sintomas de apendicite e encontrava-se a bordo do “Bonn Express”, com bandeira alemã, no limite da área de responsabilidade para a busca e salvamento, a noroeste de Portugal.
O alerta foi activado pelas 21h00 de segunda-feira, tendo logo sido enviado um helicóptero EH-101 da base do Montijo. Ventos fortes e vagas de quatro e cinco metros condicionaram a operação em alto mar, que só conseguiu ter início pelas 1h20.
Um recuperador-salvador da Força Aérea desceu até ao navio, recuperando o tripulante, estável, mas com fortes dores no abdómen, e acalmou-o até ao interior do helicóptero, onde se encontrava um enfermeiro militar
O EH-101 regressou ao Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, onde aterrou às 3h05, tendo o cidadão alemão sido depois transferindo para uma ambulância do INEM, que o transportou para o Hospital de São João.

Fonte: RR