sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bombeiros recebem novas viaturas

Os bombeiros de Alcoutim, Aljezur, Lagos, Monchique, São Brás de Alportel e Vila do Bispo, Vila Real de Santo António e São Bartolomeu de Messines receberam novos veículos de comando tático (VCOT) para agilizar e auxiliar as operações de socorro e assistência.

As viaturas foram adquiridas pelos respetivos municípios, co-financiadas em 60% por fundos comunitários no programa Feder, através do Programa Operacional Regional do Algarve (PO Algarve 21) na rubrica de Proteção e Qualificação Ambiental da medida Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos (Eixo II).

Esta é a primeira fase de transferência de equipamento adquirido pelos municípios para os corpos de bombeiros, ao abrigo da candidatura ao PO Algarve 21, promovida pela Comunidade Intermunicipal (AMAL), que conta com um investimento total de 4 milhões de euros.

Uma vez que no município de Castro Marim não existe corpo de bombeiros já que o de Vila Real de Santo António é comum a Castro Marim, esta autarquia atribuiu o seu VCOT aos bombeiros de São Bartolomeu de Messines.

Trata-se de uma estratégia de âmbito regional que visa dotar os 17 corpos de bombeiros de novos meios técnicos na área da proteção e socorro para a diminuição das carências já inventariadas pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Os veículos agora entregues integram uma das três componentes de equipamento a ser adquirido até ao final do primeiro semestre de 2013.

Na globalidade, está prevista a entrega de 30 viaturas (17 de comando tático, 1 de socorro e assistência tático, 9 florestais de combate a incêndios e 3 urbanas de combate a incêndios), bem como a cedência de equipamento de proteção individual e de equipamento para a base de apoio distrital.

Fonte: Observatório Algarve