
A patrulhar todo o maciço central vai estar Protecção Civil, Bombeiros e GNR. As áreas abrangidas são Covilhã, Manteigas, Seia e Gouveia. De fora, fica a área urbana das Penhas da Saúde.
O Plano de Operações de Protecção e Socorro na Serra da Estrela já foi accionado. O objectivo é garantir, nos próximos cinco meses, a segurança em todas as áreas acima dos 1.400 metros. Pelo quarto ano consecutivo, Protecção Civil, Bombeiros e GNR juntam-se para gerir o enorme fluxo de visitantes que procura a Serra.
O plano é válido para o maciço central da Serra, a partir dos 1.400 metros, o mesmo é dizer que abrange parte significativa dos concelhos da Covilhã, Manteigas, Seia e Gouveia. De fora, fica a área urbana das Penhas da Saúde.
E porque em plano que resulta não se mexe, este ano repete-se a fórmula do anterior.Estão envolvidos seis corpos de bombeiros dos distritos da Guarda e de Castelo Branco, o subagrupamento de montanha do Grupo de Intervenção, de Protecção e Socorro da GNR e ainda a Força Especial de Bombeiros.
São dezenas de operacionais, apoiados por meios específicos para actuar na Serra, que quase duplicam ao fim-de-semana. Nos três anos anteriores, a maior parte do trabalho destas entidades passou pela evacuação de pessoas que estavam retidas dentro de automóveis e autocarros, a busca e salvamento de pessoas perdidas, o socorro de vítimas de quedas e também a assistência a automobilistas vítimas de avarias.
Face aos anos anteriores, não há regras novas ou alterações significativas a que os visitantes fiquem sujeitos, mas as autoridades prometem ter mais atenção na gestão do trânsito, evitando, tanto quanto possível, a aglomeração excessiva de viaturas em determinadas estradas.
O Plano, accionado ontem, vai estar em vigor até 30 de Abril de 2012.
Fonte: RR