domingo, 14 de novembro de 2010

Acidentes com tractores preocupam ministro da Administração Interna


O ministro da Administração Interna admitiu hoje que o Governo irá tomar medidas no sentido de “tornar cada vez mais segura” a actividade dos tractoristas, visando a redução do número de acidentes.

“Tornar segura essa actividade, significa tornar os tractores veículos cada vez mais seguros”, disse Rui Pereira em Pinhel, onde participou na sessão de encerramento de um encontro de tractoristas do distrito da Guarda, que juntou cerca de 1 500 profissionais.

Segundo o titular da pasta da Administração Interna, a redução do número de acidentes com tractores e máquinas agrícolas “consegue-se através de mecanismos de segurança, num diálogo com os construtores, mas também sensibilizando os próprios tractoristas para a necessidade de terem comportamentos seguros”.

“É assim que, esperamos reduzir os acidentes, e os acidentes mortais entre os tractoristas”, afirmou aos jornalistas, adiantando que o seu Ministério procurará estender a todo o país a iniciativa hoje realizada em Pinhel por iniciativa do Governo Civil da Guarda e Câmara local.

Quando questionado sobre a necessidade de ser revista a legislação aplicada a este tipo de veículo, Rui Pereira mostrou-se disponível para o fazer, “se houver necessidade”.

Sublinhou que no domínio desta actividade há dois aspectos essenciais que podem reduzir a sinistralidade: “a segurança dos próprios tractores e os procedimentos cuidadosos que podem ser incentivados com uma maior formação”.

“Esses dois aspectos essenciais não dependem de alterações legislativas ou de regulamentos, dependem sim de acções de sensibilização e de formação, dependem de um diálogo constante com os condutores dos tractores”, declarou.

O governante também disse ter “o maior apreço” pela acção daqueles profissionais, reconhecendo que “é decisiva no domínio da agricultura e no domínio da protecção civil, para prevenir os fogos florestais e para o ordenamento do território”.

O encontro integrou uma sessão sobre boas práticas de condução de tractores e uso de maquinaria e alfaias agrícolas.

Carlos Lopes, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, exibiu dados de 2008, que dão conta que os acidentes com tractores, no território nacional, causaram 31 mortos.

Luís Celínio, do Conselho Distrital de Segurança Rodoviária, disse que em relação aos acidentes com tractores “2010 está a ser um ano verdadeiramente negro”, apontando que entre Abril e Junho “morreu uma pessoa por semana”.

Já o comandante do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda, tenente Cláudio Saraiva, referiu que no distrito, entre 2007 e o dia de hoje, ocorreram 86 acidentes com tractores, que originaram 16 mortos, 08 feridos graves e 36 feridos ligeiros.

Os vários oradores defenderam o reforço das medidas de segurança relacionadas com a utilização do cinto de segurança e do arco de protecção [estrutura colocada sobre o assento dos tractores], como fundamentais para a diminuição dos acidentes.

Fonte: Público