quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Naufrágio fictício de embarcação no Alqueva treina Força Especial de Bombeiros


Oito pessoas "vítimas" de um naufrágio fictício de uma embarcação na albufeira do Alqueva foram hoje "salvas" durante um exercício de treino da capacidade da Força Especial de Bombeiros (FEB) para responder a um salvamento aquático.

O exercício "AlquevaRescue2010" permitiu também testar a articulação entre os vários agentes de Proteção Civil e os sistemas de apoio à decisão no quadro de uma intervenção integrada num acidente aquático, que resulte no naufrágio de uma embarcação de transporte de passageiros com várias vítimas.

O "AlquevaRescue2010" correu "bem, o objetivo foi cumprindo e conseguimos testar várias valências de socorro", aos níveis aquático, terrestre e aéreo, disse aos jornalistas o secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, que acompanhou o exercício.

Segundo o governante, o uso do espelho de água da albufeira de Alqueva "vai ser cada vez mais crescente" e, por isso, é "importante" treinar todas as entidades que têm de participar num acidente como o simulado hoje e "ter a articulação entre todos os operadores na área do socorro".

O exercício de hoje envolveu 65 operacionais e 23 veículos, aquáticos, terrestres e um aéreo, da FEB da Autoridade Nacional de Proteção Civil, bombeiros de Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz, GNR, EDP e das empresas do Alqueva e Gescruzeiros.

Durante o exercício, uma embarcação, que estava junto ao paredão da barragem do Alqueva com dez pessoas a bordo, naufragou, depois da explosão do motor.

Após o acidente, três tripulantes que estavam junto ao motor da embarcação ficaram com ferimentos graves, cinco ficaram levemente feridos e à deriva e dois desapareceram na albufeira do Alqueva.

O alerta de socorro foi dado às 15:00 e a operação de resgate e salvamento dos oito feridos durou cerca de uma hora e a busca e o resgate dos cadáveres dos desaparecidos cerca de meia hora.

Os cinco feridos leves foram resgatados por equipas de salvamento aquático e de recuperadores salvadores, que também participaram no resgate dos três feridos graves.

Destes, um foi resgatado da água por uma equipa de salvamento em grande ângulo e os outros dois por um helicóptero de socorro kamov, que está estacionado na Base Permanente de Loulé.

Após a operação de resgate e salvamento dos oito feridos, uma equipa de mergulhadores efetuou buscas na albufeira do Alqueva até que encontrou os corpos dos desaparecidos já sem vida.

Fonte: Lusa