segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Distrito sob a influência de uma vaga de frio polar nos próximos dias


Portugal está sob o efeito de uma vaga de frio polar, que se pode prolongar até ao final da próxima semana. Pelo menos durante os próximos 4 ou 5 dias será frequente verificar a existência de temperaturas negativas no Nordeste transmontano. As máximas não irão além dos 10 e serão em alguns dias inferiores a cinco graus celsius.

Há diversos cuidados a ter enquanto durar a principal vaga de frio deste ano desde o início do Outono. O Comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança, Carlos Alves, deixa alguns avisos à população: “Saírem à rua só quando necessário e evitar estar expostos ao frio. Se assim for, as pessoas devem procurar cobrir-se, nomeadamente na cabeça e nas mãos, devem usar várias camadas de roupa, e não só uma de tecido mais grosso. Quanto aos aquecimentos, ter cuidado com as lareiras e braseiros, principalmente em zonas onde não haja renovação de ar – como sabemos todas essas fontes de calor produzem monóxido de carbono e há o risco de intoxicações, bem como um risco de incêndio”.

Durante as vagas de frio são comuns as falhas de energia, devido à sobrecarga da rede, o que obriga a alguns cuidados a tomar. “Aconselho ainda a consumir o mínimo possível de energia eléctrica, porque nestas situações há sempre sobrecarga da rede e ocorrem frequentemente falhas de energia. Devem ter uma lanterna à mão para o caso de faltar a luz”.

Carlos Alves assegura ainda que todos os meios de socorro estão alerta para os próximos dias. Em caso de emergência ou se sentir ou verificar que alguém apresenta sinais de hipotermia deverá contactar imediatamente o serviço de emergências através do 112.

Fonte: RBA