terça-feira, 2 de novembro de 2010

Fim-de-semana de Inverno rigoroso com 1.200 acidentes


Depois da chuva intensa que varreu o País na sexta-feira e no sábado, foi o vento que causou maiores estragos durante o fim-se-semana prolongado.

Chuva, vento forte e neve na Serra da Estrela marcaram o fim-de-semana prolongado. Entre sexta-feira e domingo registaram-se cerca de 280 quedas de árvores entre as 500 ocorrências devido ao mau tempo.

No domingo, o mau tempo provocou inundações um pouco por todo o país, registando-se algumas quebras no fornecimento de electricidade. De acordo com a Protecção Civil, a maior parte dos problemas ocorreu nos distritos de Aveiro e Coimbra.

Em Lisboa, os bombeiros sapadores receberam 66 pedidos de auxílio durante o dia de domingo, sendo a a maior parte das ocorrências relacionadas com quedas de árvores. O vento forte que se fez sentir na capital levou ainda à queda de estruturas, como chapas e painéis de publicidade.

Pela primeira vez neste Outono a neve caiu na Serra da Estrela. Com os termómetros abaixo dos 10 graus nas Penhas Douradas, a neve caiu em quantidade suficiente para criar um manto branco na zona da Torre. A circulação não foi interrompida mas os limpa-neves mantiveram-se a trabalhar em permanência durante todo o dia d domingo.

A forte precipitação que se fez sentir no fim-de-semana ajudou a repor a água armazenada nas 55 albufeiras monitorizadas pelo Instituto Nacional da Água (INAG) para níveis superiores à média desde 1990.

O primeiro dia de Novembro mostrou-se menos cinzento e menos ventoso, com o sol a espreitar um pouco por todo o país.

Madeira supera primeira semana de chuva intensa

Depois da chuva intensa que abalou a Madeira na última semana, o arquipélago superou o primeiro teste depois do temporal de Fevereiro. Em declarações à Lusa, o responsável pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira, Luís Néri, disse que a acção coordenada dos meios, testada no temporal de Fevereiro, contribuiu para que todos estejam "mais bem preparados para alguma eventualidade durante o próximo Inverno".

Uma opinião partilhada pelo secretário regional do Equipamento Social da Madeira, Santos Costa, que acredita que as obras feitas após o temporal de 20 de Fevereiro, apesar de provisórias, foram "eficazes" no primeiro teste, constituído pela chuva intensa que caiu na semana passada.

Para hoje o Instituto de Meteorologia prevê céu pouco nublado ou limpo com vento em geral fraco e uma ligeira descida da temperatura mínima mais significativa no Interior Norte. As temperaturas máximas deverão atingir os 22 graus no Alentejo e Algarve.

Mais de mil acidentes nas estradas em dois dias

Mais de mil acidentes que provocaram dois mortos e 21 feridos graves é o balanço provisório da operação da Guarda Nacional Republicana "Todos os Santos" que terminou à meia noite de ontem. Entre sexta-feira e domingo registaram-se 1.278 acidentes, dois mortos, 21 feridos graves e 360 feridos ligeiros.
Sexta-feira foi o dia com mais acidentes (578) mas foi no sábado que se registaram as vítimas mortais e o maior número de feridos graves.

Fonte: Económico