quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Encerramento de laboratório de análises do hospital de Macedo a partir das 16 horas abre polémica


A decisão de encerrar o laboratório de análises clínicas da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros depois das quatro da tarde e ao fim-de-semana está a causar mal-estar no seio dos funcionários e a comissão política do PSD de Macedo reagiu em comunicado a esta decisão.

Dizem os social-democratas que se trata de “mais um atentado” contra esta unidade do Centro Hospitalar.

A decisão de fechar as portas do laboratório partiu da administração do Centro Hospitalar do Nordeste que pretende assim poupar alguns euros nas horas que pagava aos técnicos superiores de análises clínicas que ficavam de prevenção depois da meia noite e ao fim-de-semana, segundo alguns dos profissionais que não quiseram prestar declarações gravadas.

O PSD de Macedo de Cavaleiros apelida a medida de “atentado”, mais um, contra o Hospital de Macedo. Em causa ficam cirurgias, a urgência e até a resposta a alguns internamentos.

“Se uma pessoa chegar às urgências a partir das quatro da tarde e um dos meios auxilliares de diagnóstico forem as análises, ela terá de ser transferida. Se estiver a decorrer uma cirurgia programada às cinco ou seis da tarde, não se realizará porque nenhum médico arrisca. Ao fim-de-semana, se qualquer pessoa estiver internada e tiver algum problema que a qualquer momento precisar de análises, não poderão ser feitas.

O alerta do encerramento do serviço chegou ao PSD por intermédio de funcionários do laboratório, e Carlos Barroso, líder dos social-democratas de Macedo de Cavaleiros estranha o silêncio do PS em relação a esta matéria.

“A nós parece-nos estranho. Estarão pouco preocupados em defender os interesses de Macedo e mais em defender os interesses do Governo do PS.”

A concelhia do PSD de Macedo refere ainda em comunicado que o fecho do laboratório de análises clínicas é mais uma atitude de desvalorização do Hospital de Macedo, por parte da administração do CHNE, que “nada tem feito por melhorar a saúde no concelho de Macedo”.

O Conselho de Administração prometeu uma reacção para esta semana, mas até agora ainda houve declarações.

O presidente do Conselho de Administração, Henrique Capelas, e o director Clínico, Sampaio da Veiga, estão doentes e escusaram-se, para já, a prestar declarações.

Vítor Alves, do ACES Nordeste, que detém a gestão da urgência do Hospital de Macedo referiu, sem gravar declarações, que o SUB recorre ao laboratório até às 16h e que a partir dessa hora passa a realizar as análises na própria urgência.
Fonte: Rádio Brigantia