terça-feira, 30 de novembro de 2010

Frio: DGS alerta para cuidados com equipamentos de aquecimento


A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomenda cuidados com os equipamentos de aquecimento dentro das habitações, para evitar acidentes e protecção com o frio nas saídas à rua, especialmente para idosos, crianças e doentes crónicos.

«Perante a vaga de frio prevista para os próximos dias», a DGS alerta para a verificação dos equipamentos utilizados para aquecimento antes de serem utilizados e para a limpeza das chaminés de lareiras.

«Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás, mantenha a correcta ventilação das divisões, de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde», afirma a DGS no seu site na Internet, sublinhando que desta forma se evitarão acidentes por monóxido de carbono, que podem causar a morte.

Não usar equipamentos de aquecimento exterior dentro de casas, cafés e restaurantes é outro conselho, bem como apagar e desligar sempre os sistemas de aquecimento antes de deitar ou sair de casa para evitar fogos ou intoxicações. Especial cuidado é recomendado para crianças e idosos para evitar queimaduras.

As pessoas mais vulneráveis ao frio são crianças, idosos, doentes crónicos, principalmente com problemas respiratórios, cardiovasculares ou anemias, recorda a DGS. Neste grupo estão também os sem abrigo e pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.

Na rua, devem usar-se várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente, luvas, gorro, meias quentes e cachecol. A DGS aconselha ainda a ingestão de bebidas e alimentos quentes. Devem evitar-se bebidas alcoólicas, com cafeína e o tabaco.

Fonte: TVI24