quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Protecção Civil vai ter 700 elementos activos para a Cimeira da NATO


Setecentos elementos e 200 viaturas. Este é o dispositivo que a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai ter a funcionar durante a Cimeira da NATO, que decorre esta sexta-feira e sábado, na FIL, no Parque das Nações, foi hoje anunciado.

Designado Dispositivo Integrado de Operações de Protecção e Socorro, vai ser formado por elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros e do Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa, das Forças Armadas, do INEM, do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, da Força Especial de Bombeiros «Canarinhos» da ANPC, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, da EDP, da Portugal Telecom e da Direcção-Geral da Autoridade Marítima. A ANPC vai contar ainda com o apoio dos corpos de bombeiros de todo o país.

Com o apoio destas estruturas, a ANPC pretende “garantir a máxima eficácia, rapidez e coordenação nas acções de resposta a qualquer ocorrência de protecção civil e socorro que venha a surgir” durante a cimeira.

O dispositivo terá capacidade para responder em casos de reconhecimento e avaliação, coordenação aérea, busca e salvamento em ambiente terrestre e aquático, salvamento em estruturas, emergência pré-hospitalar e evacuação sanitária, busca e resgate aéreo, monitorização, detecção avaliação e descontaminação Nuclear, Radiológica, Biológica e Química.

Fonte: Público