terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bosques do Centenário


Cerca de 800 árvores foram plantadas ao longo de toda a semana passada no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Uma iniciativa ao abrigo dos projectos “Bosques do centenário” e semana da floresta autóctone.
Escolas e algumas instituições foram chamadas a plantar árvores características da região, que foram oferecidas por viveiros da zona Norte. O número de ofertas excedeu as expectativas.

“Tínhamos pensado inicialmente em plantar cerca de 300 árvores, neste momento podemos dizer que temos mais de 800 árvores para plantar ao longo da semana. Foram arranjadas todas com patrocínios”, refere Sílvia Marcos.

A técnica da autarquia de Macedo, enumera as espécies autóctones que foram plantadas em dois pontos do concelho de Macedo: em terrenos da Junta de Freguesia de Podence e na Carreira de Tiro, junto a Castelãos.

“Carvalho Negral, carvalho cerquinho, entre outras espécies de carvalhos e também o castanheiro que é o ex-líbris aqui da zona.”

Um três em um onde a árvore foi o artista principal. No total, cerca de 200 alunos, Juntas de Freguesia de Podence, Vale Prados, Chacim, Olmos e Vale da Porca e ainda funcionários da Câmara estiveram envolvidos nas iniciativas de plantação de árvores.
Os alunos que participaram estavam entusiasmados e salientam a importância de um futuro mais verde para o país.

“Já plantei carvalhos, azinheiras… Temos que dar um futuro mais verde ao nosso país e isso contribui para que um dia respiremos ar puro”, são algumas das opiniões ouvidas entre os alunos.

Algumas árvores vieram ainda da estufa que a Escola Secundária de Macedo preserva nas instalações da instituição, como refere a professora Carla Freitas.

“Estamos a plantar Carvalho Negral e Sobreiro, da nossa sementeira da escola. Os alunos estão bastante entusiasmados. São cerca de 40 alunos de enxada na mão e com vontade de reflorestar tudo…Estamos a gostar bastante. É muito importante porque nós falamos de árvores autóctones e floresta autóctone durante o ano e agora eles podem constatar quais são essas espécies e também perceber como é a questão da reflorestação e a importância da floresta autóctone”.

Plantar Portugal, Floresta Autóctone e ainda Bosques do centenário, este último alusivo ao centenário da república – três iniciativas que trouxeram ao concelho de Macedo de Cavaleiros 800 novas árvores.

Fonte: Rádio Onda Livre