segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Acidente grave nas obras do Túnel do Marão


Vila Real Um trabalhador de 53 anos ficou gravemente ferido ao cair com uma viatura pesada numa ravina nas obras de construção do Túnel do Marão, na zona da Boavista. Tudo aconteceu cerca das 03.00 de ontem, quando um tractor industrial carregado de pedra resultante da perfuração do túnel resvalou pela ribanceira cerca de 20 metros. A máquina parou junto a um pilar em construção para suporte do viaduto da A4.

"Ao tentar descarregar o Dumper, este terá resvalado na lama que se acumulava, causando a queda de 20 metros. Um pilar em construção susteve o veículo", descreve Ilídio Nunes, subcomandante dos Voluntários da Cruz Branca. O operário foi resgatado uma hora depois, "dada a posição do veículo e a lama", precisou. Os voluntários accionaram quatro viaturas e dez homens. Um trabalhador que viu ao acidente disse ao DN: "Se não fosse o pilar, a queda seria de mais de cem metros, talvez ele não se tivesse salvo."

O ferido foi assistido no local pela viatura médica de emergência e reanimação de Vila Real e conduzido à unidade de Vila Real do Centro Hospitalar do Douro e Trás-os-Montes, onde está internado com diversas fracturas, mas livre de perigo. Este foi o segundo acidente naquelas obras. Em Novembro de 2009, um operário de 24 anos perdeu o controlo do tractor que conduzia e caiu numa ravina de 80 metros, conseguindo sobreviver. As obras do túnel, o maior da Península Ibérica, empregam 1200 pessoas. O Túnel do Marão terá uma extensão de 5,6 quilómetros, integrando o troço da A4, de 29,8 quilómetros (Amarante a Vila Real). O consórcio construtor estabeleceu no início da obra, em 2008, uma parceria com os bombeiros da Cruz Branca para segurança e socorro, pa- ra identificar os principais ris- cos, como, por exemplo, quedas.

Fonte: DN