segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Já foi distribuído material de combate a fogos pelos bombeiros do distrito de Bragança



Já foram entregues os equipamentos de combate a incêndios aos bombeiros do distrito de Bragança. A candidatura a fundos do QREN permitiu adquirir equipamentos para as 15 associações, num valor que ultrapassa os 430 mil euros.

João Venceslau, comandante dos bombeiros voluntários de Macedo de Cavaleiros, acredita que os soldados da paz vão poder agora prestar melhor socorro à população.

“Em primeiro lugar, vai fazer com que os nossos bombeiros tenham equipamento adequado à intervenção. Vai aumentar o nível de segurança do utilizador e vai cobrir todas as áreas de intervenção de emergência. Incêndios estruturais, acidentes e, acima de tudo, incêndios urbanos, para que os nossos homens, de forma mais eficaz, consigam estar à vontade em determinado tipo de situações em que até agora estariam com risco da própria vida”, explica.

A candidatura esteve a cargo da Federação de Bombeiros do Distrito de Bragança. Humberto Martins, o presidente, admite que ainda há material em falta para os bombeiros do distrito.

“Há muita coisa que está em falta. Isto é material que se utiliza diariamente e tem desgaste”, notou.A cerimónia de entrega de equipamentos decorreu no último sábado, em Bragança. Uma cerimónia que serviu também para homenagear o Governador Civil do distrito de Bragança.
Jorge Gomes foi agraciado com uma medalha de mérito grau ouro, pelo apoio que tem dado às corporações do distrito.

Uma distinção que apanhou o próprio desprevenido.“Informaram-me agora que ia ser homenageado. E uma surpresa total para mim”, sublinhou. “Embora sinta com muita alma o viver dos bombeiros e faça tudo por eles, quero ver os fundamentos que levaram a isto. Estou grato e reconhecido”, disse.Também Luis Adelino Batista, colaborador da Federação, foi agraciado, recebendo a medalha de mérito grau prata. Lista de equipamento:143 capacetes urbanos120 camisas84 fatos nomex151 pares de luvas de combate a incêndio urbano277 botas fogos urbanos149 capacetes fogos florestais178 fatos de protecção em incêndios florestais57 APS4 fatos protecção química11 aparelhos respiratórios com cilindro em aço35 aparelhos respiratórios com cilindro
em carbono.

Fonte: Brigantia