sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Cobertor e calorífero custaram uma vida


Uma idosa morreu carbonizada, ontem de madrugada, em Encoberta, Penalva do Castelo, quando se encontrava sozinha em casa.

Ema Rodrigues, de 79 anos, foi a segunda pessoa a morrer num fogo urbano no concelho. Mas na região de Viseu, só nos últimos dois meses, morreram quatro idosos nas mesmas circunstâncias.

A idosa vivia sozinha e contava com alguns cuidados dos vizinhos. Na noite de quinta-feira, estes "foram ver como ela estava e desligaram o aquecedor e o cobertor eléctrico", disse um deles, Manuel António. Populares e bombeiros acreditam que a idosa terá "voltado a ligar o aquecimento e adormecido".

Às 07.46 da manhã de ontem, os vizinhos aperceberam-se de uma explosão. "Já só vimos a casa a arder." Alertaram os bombeiros, avisando que a idosa estaria no interior da habitação, mas quando as primeiras viaturas chegaram ao local, "a habitação tinha ruído e estava totalmente tomada pelas chamas", disse o comandante dos bombeiros de Penalva do Castelo.

A preocupação foi "circunscrever o fogo e evitar que alastrasse às casas vizinhas", adiantou Manuel Pereira. Extintas chamas, os bombeiros começaram a remover os escombros e localizaram o corpo.

O cadáver foi removido para o Instituto de Medicina Legal de Viseu e a PJ chamada a investigar. Fonte policial adiantou que "a instalação eléctrica era velha e não deverá ter aguentado um cobertor eléctrico e um aquecedor ligados".

Fonte: DN